Ibema Papelcartão - Memória Ibema
Foto: Delésio Roque Aschi e Arthur Aschi Pires Klagenberg. Avô e neto moradores do Residencial Vila Bella localizado na Unidade Fabril Ibema em Turvo - PR.

Memória Ibema

Graças ao trabalho árduo e à visão empreendedora de seus fundadores, a Ibema é uma empresa próspera que há mais de 60 anos gera valor. Maior empregadora local, começou a sua história em 1955, quando a família Maia iniciou as atividades em Faxinal da Boa Vista, hoje município de Turvo.

Sua trajetória funde-se com as famílias Nápoli e Gomes, responsáveis pela instalação do primeiro empreendimento, uma serraria às margens da BR-277, em Catanduvas, no interior do Paraná, em 1962. Na década de 70, os Nápoli e os Gomes se uniram aos Maia na indústria de papel. Inicialmente as atividades ficaram separadas, para que, pouco tempo após, se transformassem no Grupo Ibema.

Em 1988, o nome Ibema – já consolidado - batizaria um município desmembrado de Catanduvas, que progrediu juntamente com a fábrica. O legado construído pelos fundadores permitiu o desenvolvimento da localidade recém emancipada.
Em 1991, foi iniciado o processo de profissionalização da empresa, que a colocou entre as três maiores fabricantes do Brasil.

Em 2012, a companhia passou por um período de evolução interna que resultou em sua modernização, em um novo posicionamento de mercado com o lançamento de uma nova logomarca.

Em 2016, a Ibema expande as suas operações com a aquisição da fábrica de Embu das Artes e formaliza a associação com a Suzano Papel e Celulose. A incorporação desta nova unidade proporciona à fabricante mais competitividade no mercado em que está inserida, ampliação do portfólio de produtos, aumento de produção e ganhos logísticos.

Linha do Tempo Ibema


Ibema Papelcartão - Linha do tempo
VOLTAR