NOTÍCIAS IBEMA

Garantia de sustentabilidade e qualidade

Publicado em 09/05/2018
Fonte: Revista Ibema Por Você - 13

Certificações como a IS0 14001 e FSC® evidenciam o compromisso das empresas da indústria de árvores com o meio ambiente

Existem diversos selos e sistemas de certificação que atestam a qualidade dos produtos e a adequação de empresas a aspectos sociais e sustentáveis. Para as empresas da indústria de árvores, as certificações ambientais garantem aos parceiros, clientes e consumidores que as boas práticas de manejo florestal são cumpridas e que a origem da matéria-prima dos produtos realmente é sustentável.

Para obter as certificações, as empresas passam por uma auditoria independente e externa, normalmente feita por órgãos certificadores. Assim, a partir de políticas e padrões que visam à gestão dos recursos naturais com menor impacto e maior benefício socioambiental, também auxiliam na melhoria contínua dos processos produtivos, com eficiência nas atividades florestais e industriais, redução de perdas e impactos potenciais.

Foto: Fernando Sandri, responsável pela Diretoria Técnica, Pesquisa e Desenvolvimento na Ibema


Segundo o responsável pela Diretoria Técnica, Pesquisa e Desenvolvimento da Ibema, Fernando Sandri, a postura de submeter-se a certificações demonstra o alto grau de compromisso da empresa com o tema. “Também faz com que ganhe mais credibilidade e seja notada por outras companhias e pessoas que fazem parte do negócio, agregando consequentemente a redução do risco para o todo”, acrescenta. Atualmente, no Brasil, dentre as principais práticas de rotulagem e certificação para embalagens pelas empresas estão a ISO 14001 e a FSC® (Forest Stewardship Council). A ISO 14001 avalia principalmente o sistema de gestão ambiental da empresa, enquanto o selo FSC® certifica um produto específico com relação à origem de suas fontes de fibras de madeiras.




Foto: Fabio Pereira, Diretor Industrial da Ibema.



Para o Diretor Industrial da Ibema, Fabio Pereira, o tema é fundamental para a empresa. “O pilar de sustentabilidade é prioridade para nós, juntamente com a segurança de nossos colaboradores”, afirma. Há seis décadas, a Ibema investe em medidas socioambientais efetivas, que contribuem significativamente para a redução de seu passivo ambiental. Desde 2015, é certificada pela norma internacional ISO 14001 e, desde 2009, pela FSC®. “Estas certificações são fundamentais para o gerenciamento de oportunidades e riscos na área ambiental e social dentro da nossa cadeia produtiva”,
avalia Fabio.

Atualmente, a Ibema envia menos de 1% do volume total de resíduos da sua produção para aterros controlados, descartando os demais refugos por meio de processos limpos, como coprocessamento, reciclagem e a reutilização. Por meio destes processos, são geradas 17 mil toneladas de resíduos recicláveis por ano. Os rejeitos são enviados para a operação de coprocessamento, onde são incinerados e reaproveitados – transformados em energia ou reutilizados na produção de cimento.

A Ibema também conquistou as certificações ISO 9001, que atesta a conformidade com os requisitos de um Sistema de Gestão da Qualidade reconhecido internacionalmente, e o ISEGA, instituto sediado na Alemanha que realiza a análise técnica do papel com base nas legislações americanas (Food and Drug Administration – FDA) e alemã (Bundesinstitut fürRisikobewertung – BfR), o que garante que o papelcartão das embalagens pode entrar em contato com alimentos.


ISO 14001

A série de normas ISO 14000 tem base no Sistema de Gestão Ambiental (SGA), editado pela ISO (International Organization for Standardization). Ela apresenta diretrizes para auditorias, avaliação de desempenho, rotulagem ambiental e análise do ciclo de vida dos produtos para atender aos requisitos do sistema. O objetivo é equilibrar a proteção ambiental e a prevenção da poluição com as necessidades sociais e econômicas das instituições.

Dentre as normas, a ISO 14001 é a que fornece às organizações as bases para a implantação de um sistema de gestão ambiental eficaz, que, integrado a outros requisitos de gestão, torna-se um suporte para atingir os objetivos ambientais. Esta é a única norma auditável da série e, por isso, é a mais implementada. Fernando Sandri destaca que somente as grandes empresas do setor, que demonstram real compromisso com a gestão ambiental, possuem esta certificação. “A ISO 14001 certifica a nossa gestão e proporciona um caminho seguro para a prática empresarial e as relações com clientes, fornecedores,
colaboradores, acionistas e sociedade.”

As unidades da produtora de papelcartão localizadas no Paraná — ou seja, a fábrica instalada no município de Turvo, a sede administrativa de Curitiba e o Centro de Distribuição Direta em Araucária – passaram por auditorias internas e externas. Segundo Fernando Sandri, a fabricante investiu R$ 3,7 milhões no aprimoramento da estrutura e dos processos internos para a conquista da certificação, válida por três anos. “Foram mais de quatro anos de trabalho, muitas horas de treinamentos e um forte desenvolvimento conjunto com os nossos fornecedores e prestadores de serviço”, conta o diretor.


SAIBA QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS DA ISO 14001

• Redução dos custos com o gerenciamento de perdas;

• Ganhos com a otimização do consumo de energia e materiais;

• Menores custos de distribuição;

• Estabelecimento de uma cultura de otimização de recursos.


FSC®

O FSC® (Forest Stewardship Council®) foi criado em 1993, como resposta às preocupações sobre o desmatamento global e o destino das florestas mundiais. A certificação do conselho atesta internacionalmente a produção responsável de produtos florestais. É a certificação florestal de maior credibilidade, que congrega os interesses de grupos sociais, ambientais e econômicos. Também possibilita que consumidores e empresas tomem decisões conscientes, o que beneficia as pessoas, o ambiente e agrega valor aos negócios.

A base dos produtos Ibema vem das florestas plantadas administradas pela holding Ibemapar, que conta com uma região de 8 mil hectares, dos quais 2.900 são de reserva legal de preservação permanente e 4 mil são de floresta plantada certificada – com árvores do gênero pinus. Além disso, a Ibema utiliza seus canais de comunicação para conscientizar colaboradores, clientes e parceiros sobre a importância da valorização e do consumo de produtos com garantia de origem, em todos os níveis da cadeia produtiva, desde a floresta até o consumidor final.

A certificação FSC® garante internacionalmente que os produtos madeireiros e não madeireiros são originados do bom manejo florestal. Todo empreendimento, ligado às operações de manejo florestal ou à cadeia produtiva de produtos florestais, que cumpra com os princípios e critérios do FSC® pode ser certificado. A certificação é voluntária e são as certificadoras que concedem o uso do selo FSC® e auditam as operações.





CONHEÇA OS 10 PRINCÍPIOS E CRITÉRIOS FSC® DE QUESTÕES AMBIENTAIS, ECONÔMICAS E SOCIAIS:

1) Obediência às leis e aos princípios do FSC®;

2) Responsabilidades e direitos de posse e uso da terra;

3) Direitos dos Povos Indígenas;

4) Relações comunitárias e direitos dos trabalhadores;

5) Benefícios da floresta;

6) Impacto ambiental;

7) Plano de manejo;

8) Monitoramento e avaliação;

9) Manutenção de florestas de alto valor de conservação;

10) Plantações.

ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES
ARQUIVO DE NOTÍCIAS
VOLTAR