NOTÍCIAS IBEMA

Embalagem com papelcartão pós-consumo é premiada como a mais sustentável do ano

Publicado em 28/06/2018
Fonte: Revista Ibema Por Você - 13

Parceria entre a Ibema, Grupo Boticário e Kingraf recebe duas premiações consideradas as mais importantes do mercado de embalagens

A embalagem de Sombras em Refil, desenvolvida para a marca quem disse, berenice?, unidade de negócios do Grupo Boticário especialista em maquiagem, recebeu o Troféu Ouro de Sustentabilidade no 17º Prêmio da Embalagem Brasileira, promovido pela Associação Brasileira de Embalagem (ABRE), entregue em setembro de 2017. O projeto foi realizado para o Grupo Boticário em parceria com a Ibema e a Kingraf. “A sustentabilidade faz parte da essência do Grupo Boticário. É uma honra receber um reconhecimento tão importante juntamente com nossos parceiros”, comenta Marcela Nogueira, Gerente de Categoria de quem disse, berenice?.

A embalagem também foi reconhecida pelo Prêmio Grandes Cases de Embalagens 2017 em outubro de 2017. Foram divulgados os 31 cases vencedores durante uma cerimônia, que contou com certa de 500 profissionais da cadeia de valor do packaging, no Centro Universitário Senac - Campus Santo Amaro, em São Paulo. “Os dois prêmios são considerados os mais importantes da cadeia de embalagens nacional”, enfatiza a Executiva de Inovação de Embalagens da Ibema, Fabiane Staschower.



O estojo das sombras é reutilizável, o que possibilita a escolha de refis com cores e efeitos diferentes, com a facilidade de poder trocá-los a qualquer momento. O produto é composto por materiais com menor impacto ambiental, como o papelcartão Ibema Art Premium PCR, reciclado pós-consumo e o PET, que é 100% reciclado pré-consumo na embalagem do refil, garantindo o aproveitamento máximo dos materiais no processo de fabricação do blister.

O Ibema Art Premium PCR é um papelcartão triplex com pós-consumo e com duplo coating na capa, indicado para embalagens e para uso editorial e promocional. O grande destaque é que o produto tem em sua composição 30% de material reciclado, vindo de cooperativas de catadores de resíduos. A reciclagem ocorre durante o processo de produção realizado pela Ibema. “Por isso, o produto tem no nome a sigla PCR - Post Consumer Recycled (reciclado pós-consumo)”, explica Fabiane.

O papelcartão, que é voltado aos setores farmacêutico e de cosméticos, é o único no mercado com fundo branco e material reciclado. “O Ibema Art Premium PCR segue as definições da Política Nacional de Resíduos Sólidos, é um exemplo de produto que garante o ciclo fechado na cadeia de papel”, destaca a Executiva. Atualmente, o material é aplicado em embalagens do Grupo O Boticário e na caixa do Band-Aid, da Johnson & Johnson.

A embalagem premiada compõe a primeira linha da marca quem disse, berenice? a usar este tipo de matéria-prima e, por isso, a realização do projeto exigiu testes para garantir a qualidade da embalagem, a resistência no transporte e a durabilidade da decoração. Os estojos refiláveis para as sombras estão disponíveis nos formatos com duas, quatro ou oito cores. Quando comparado às opções de mercado, o estojo de duas cores, por exemplo, pesa 18% menos e a embalagem do refil é 4% mais leve – ou seja, consome menos material.


Foto: Projeto realizado em parceria com O Boticário, Ibema e Kingraf recebeu Troféu Ouro de Sustentabilidade no 17º Prêmio da Embalagem Brasileira.

ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES
ARQUIVO DE NOTÍCIAS
VOLTAR