NOTÍCIAS IBEMA

Sala VIP: Entrevista com Nilton Saraiva, Presidente da Ibema

Publicado em 25/07/2018
Fonte: Revista Ibema Por Você - 13

Há mais de um ano sob o comando da Ibema, o engenheiro mecânico Nilton Saraiva vem agregar 25 anos de percurso no mercado de embalagens.

Natural de Curitiba, o executivo é formado pelo ITA – Instituto Tecnológico de Aeronáutica, e acumula formações em instituições internacionais como a americana RIT (Rochester Institute of Technology) e a suíça IMD (International Institute for Management Development). Nilton também conta com um MBA em Gestão Empresarial concluído na IMD.

O novo Presidente da Ibema começou como engenheiro trainee na extinta Impressora Paranaense. Depois a empresa foi comprada pela Dixie Toga que, por sua vez, foi adquirida pela Bemis, empresa multinacional de soluções inovadoras de embalagens. Nesta última, Nilton ocupou o cargo de Diretor de Operações do Brasil e Chile e, posteriormente, foi Diretor Geral das três plantas da empresa instaladas no México.

Conheça um pouco mais sobre o nosso Presidente:

Ibema por Você: O que chamou a sua atenção na Ibema?

Nilton Saraiva: Eu já conhecia a Ibema, pois a Bemis comprava o papelcartão fabricado aqui. Mas, desde que iniciei minhas atividades, o que mais me impressionou foi o comprometimento dos colaboradores. Outros pontos que também me chamaram atenção foram o cuidado com a responsabilidade social, desenvolvimento humano, além da forte preocupação com os aspectos ambientais.


Ibema por Você: Você consegue elencar alguns exemplos?

Nilton Saraiva: A fábrica de Turvo, por exemplo, está instalada em uma área rural no interior do Paraná e, ao seu redor, se formou uma vila, que hoje conta com mais de 4 mil pessoas, e depende direta ou indiretamente das atividades da empresa. São admiráveis as ações desenvolvidas pela Ibema e por seus colaboradores, como projetos sociais, educacionais e de profissionalização realizados pelo Centro Comunitário. Além disso, o fato de nossas fontes de fibras serem certificadas pelo FSC® (Forest Stewardship Council®) garante que a matéria-prima utilizada é proveniente de florestas bem manejadas, mantidas por um robusto programa de reflorestamento, o que é um diferencial de mercado.


Ibema por Você: Por que estas questões são tão importantes?

Nilton Saraiva: Porque hoje o consumidor está mais exigente e busca consumir marcas que tenham o engajamento com estas ações. Porém, creio que a Ibema, enquanto importante fornecedor da cadeia de embalagens, precisa comunicar mais e melhor sobre o que faz e sobre os benefícios do papelcartão, um insumo renovável e biodegradável. Se compararmos com os demais produtos disponíveis no mercado, o papel é a matéria-prima que melhor interage com o meio ambiente e com a melhor capacidade de reciclagem. Tanto que na Europa, onde a preocupação com o meio ambiente é mais forte, o consumo de papelcartão vem aumentando ano a ano.


Ibema por Você: Muitas pessoas ainda fazem ligação entre o papel e o desmatamento de florestas, isso é um mito?

Nilton Saraiva: Sim, é um mito que precisamos combater. Não há relação entre o aumento do consumo de papel e o desmatamento de florestas naturais, pelo contrário. A matéria-prima utilizada para embalagens é certificada e proveniente de florestas plantadas para este fim. O plantio é feito em mosaicos, com florestas naturais intercaladas com as plantadas para fins industriais. Esta é uma das principais características do manejo brasileiro, que permite a formação de corredores ecológicos. Esta integração, combinada com outros usos da terra, compõe a paisagem e assegura importantes serviços ambientais, como a manutenção da biodiversidade, a regulação dos recursos hídricos e a preservação de florestas naturais.

...

Confira esta e outras matérias na Revista Ibema Por Você (13).
Clique AQUI e baixe esta edição. Aproveite, é grátis!

ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES
ARQUIVO DE NOTÍCIAS
VOLTAR