NOTÍCIAS IBEMA

Leitura é Diversão usa ludicidade e premiação como estímulo ao amor pelos livros

Publicado em 09/05/2019
Smartcom

Projetos de leitura são fundamentais no interior do país, pois estimulam o próprio gosto pelo aprendizado, usando o faz de conta. No Centro Comunitário Ibema, cerca de 150 crianças já passaram pelo projeto Leitura é Diversão, desde 2014.

Os momentos dedicados aos livros infanto-juvenis na pequena vila de Faxinal da Boa Vista (município de Turvo, na região central do Paraná) são pensados para crianças de 6 a 12 anos. A cada período, cerca de 10 crianças se reúnem para participar das oficinas.

São realizadas atividades recreativas com base nos livros lidos pelos participantes – a criança que mais lê e participa ativamente das oficinas ganha o título de Leitor do Mês e recebe um livro de presente.

Além de incentivar a leitura, tem sido observada melhoria do vocabulário, da oralidade, da escrita, da capacidade interpretativa, da criatividade e da socialização das crianças.

“Apesar da dificuldade que encontramos em estimular o gosto e o hábito da leitura na realidade brasileira, entendemos que, mesmo no pouco que conseguimos, estamos fazendo a diferença”, avalia a coordenadora de Responsabilidade Social da Ibema, Clarice Battistelli.

Os livros ficam disponíveis para empréstimos em uma pequena biblioteca no Centro Comunitário Ibema, que conta com 1.085 livros cadastrados. Doações também são muito bem-vindas e podem ser encaminhadas ao Centro Comunitário Ibema, na localidade de Faxinal da Boa Vista, em Turvo.

ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES
ARQUIVO DE NOTÍCIAS
VOLTAR