Notícia

Ibema

Ibá lança infográfico Árvores Plantadas e seus múltiplos usos

Curitiba, 09/02/2017 Categoria: Ibema

Fonte: Emobile - Revista Mobile - 08/02/2017

Com auxílio da tecnologia, produtos de base florestal incorporarão outros segmentos da cadeia produtiva

Ibema Papelcartão - Floresta Plantadas

A Indústria Brasileira de Árvores (Ibá) apresenta a todas as companhias que utilizam produtos de base florestal o infográfico Árvores Plantadas e seus Múltiplos Usos. O material ilustra a importância da base florestal no desenvolvimento de diversos produtos, gerando um mercado da ordem de US$ 372 bilhões no mundo e mais de 60 milhões de empregos diretos e indiretos.

No entanto, segundo dados da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), a população deve alcançar a marca de 9,1 milhões de pessoas até 2050, fazendo com que o consumo de madeira chegue a ser três vezes maior. Diante deste cenário, a demanda fará com que sejam exigidos 250 milhões de hectares adicionais de florestas plantadas. Além dos usos convencionais, como a produção de painéis de madeira, pisos laminados e papeis, a intensificação dessas florestas auxiliará na criação de benefícios adicionais à sociedade.

Por meio da alta tecnologia, o setor vem desenvolvendo maneiras de transformar os subprodutos e resíduos dos processos de produção de árvores plantadas em produtos inovadores, renováveis e essenciais para o desenvolvimento de uma economia de baixo carbono. Isso também vai ao encontro de reduzir o aquecimento global e os impactos ambientais, validando os compromissos assumidos no Acordo de Paris.

A partir dessas pesquisas, aponta a presidente executiva da Indústria Brasileira de Árvores (Ibá), Elizabeth de Carvalhaes, serão abertas portas para um mercado mais amplo, incorporando outros segmentos na cadeia produtiva florestal – incluindo a indústria automobilística, farmacêutica, química, cosmética, aeronáutica, têxtil, alimentícia, entre outras.

"Com políticas de incentivo adequadas, estes avanços podem sair dos laboratórios para o consumidor. E o Brasil poderá rapidamente se transformar em uma potência desta economia que passará a mover o mundo", enfatiza a presidente.

O Brasil, que hoje é referência mundial no cultivo de árvores para fins industriais, utiliza menos de 1% do território nacional (7,8 milhões de hectares) para as árvores plantadas. "Existe em nosso país espaço um imenso potencial para crescer nesse setor", afirma Elizabeth. O setor representa 6% do PIB Industrial e o quarto lugar em exportações.

Segundo a publicação, a indústria brasileira de árvores plantadas é pioneira em sustentabilidad e, sendo capaz de intensificar sua produção e manter-se comprometido com os padrões de gestão social e ambiental. "Com uma produção 100% sustentável, somos um dos únicos países capazes de atender ao crescente consumo mundial de madeira", complementa.

 

Clique aqui e confira o Infográfico: Árvores Plantadas e seus Múltiplos Usos.

Fonte: Emobile - Revista Mobile

Retornar ao menu Notícias
home