Ibema Papelcartão - Responsabilidade Ambiental
Foto: Área de floresta plantada Ibemapar em Turvo - PR.

Responsabilidade Ambiental

Por se importar com o amanhã, a Ibema também é uma instituição e ambientalmente responsável, sendo um exemplo de como uma empresa pode ser competitiva sem agredir o meio-ambiente. Uma companhia que se preocupa em manter o ciclo sustentável da sua produção e está sensível às demandas das comunidades com as quais se relaciona.

Sob a administração da holding Ibemapar, são 3.900 mil hectares de florestas de Pinus, localizados entre os municípios de Turvo, Prudentópolis, Guarapuava e Santa Maria do Oeste, no Paraná. A floresta abastece uma parte da produção própria de pasta mecânica que é complementada por outra parte da matéria-prima adquirida no mercado.

A empresa investe continuamente no desenvolvimento de melhorias de mudas, técnicas de plantio e manejo florestal. As florestas estão sob constante monitoramento realizado por uma equipe altamente especializada, a fim de desenvolvê-las de forma homogênea e mantê-las longe do ataque de pragas. Para isso, a Ibema desenvolveu em parceria com a Embrapa um produto biológico de combate às pragas, denominado Nematoide, esterilizando-a o que evita a sua proliferação.

Além disso, a organização respeita o ciclo sustentável que inicia no manejo consciente da floresta, passa pela produção certificada, pelas gráficas, pelo consumidor que recicla e retorna à floresta. O processo produtivo gera 17 mil toneladas de resíduos recicláveis por ano e toda a água utilizada na fábrica é tratada e segue para um dos dois destinos: ou volta para o meio ambiente totalmente livre de contaminantes ou é reaproveitada.

Sustentabilidade

Na Ibema, trabalhamos de forma integrada com a natureza. Os recursos naturais são utilizados com consciência e equilíbrio entre o meio ambiente, negócios e sociedade, o que garante os recursos para a gerações futuras. Esse trabalho responsável antecede o conceito de desenvolvimento sustentável. Desde o início de nossas atividades, equilibramos a produção com a utilização de recursos naturais renováveis com o objetivo de reduzir a geração dos resíduos.

Substituímos a energia convencional por energias renováveis, por meio da energia de PCH’s – Pequenas Centrais Hidrelétricas que utilizam o sistema de captação sem alagamento.

A nossa fábrica usa a geração própria de vapor no final do processo produtivo do papelcartão. O vapor é uma energia renovável produzida pela recuperação de resíduos florestais disponibilizados na região, que são transformados em biomassa e alimentação da caldeira.

A nossa principal matéria-prima é 100% proveniente de florestas renováveis, ou seja, toras de madeira de reflorestamento que abastecem a produção de pasta mecânica e biomassa para produção de papelcartão.

Por tudo isso é possível afirmar que o nosso trabalho é sedimentado no princípio de manejo sustentável, ou seja, uma atividade ambientalmente correta, que preserva as áreas de rios e lagos, nascentes e matas nativas.

Energia

A energia consumida em nosso espaço fabril localizado em Turvo – Paraná, é renovável e produzida em duas pequenas centrais hidrelétricas próprias – PCH Cachoeira, com capacidade de produção de 2,92 MW instalados, que utiliza a força do Rio Cachoeira e PCH Boa Vista, II que produz 8 MW instalados e utiliza as águas do Rio Marrecas, no Paraná. A sua captação é realizada em processos sem alagamentos das terras ao redor.

Sob responsabilidade da Ibemapar, as pequenas centrais elétricas conferem autossuficiência energética da fábrica e ,ainda, disponibilizam o excedente produzido ao sistema elétrico nacional.

Ibema Papelcartão - Política do Meio Ambiente Ibema Papelcartão - Política do Meio Ambiente Ibema Papelcartão - Política do Meio Ambiente Ibema Papelcartão - Política do Meio Ambiente Ibema Papelcartão - Política do Meio Ambiente Ibema Papelcartão - Política do Meio Ambiente Ibema Papelcartão - Política do Meio Ambiente Ibema Papelcartão - Política do Meio Ambiente Ibema Papelcartão - Política do Meio Ambiente Ibema Papelcartão - Política do Meio Ambiente Ibema Papelcartão - Política do Meio Ambiente Ibema Papelcartão - Política do Meio Ambiente
VOLTAR