NOTÍCIAS IBEMA

Projeto Horta Legal leva educação ambiental e empreendedorismo a crianças do Paraná

Publicado em 28/11/2019
Fonte: Smartcom

Ibema Papelcartão mantém projetos sociais em seu Centro Comunitário com capacitação para toda a família

Cerca de 13 crianças de 5 a 12 anos, da região de Turvo (região central do Paraná) estão aprendendo a cultivar sua própria horta. O projeto integra as atividades do Centro Comunitário mantido pela Ibema Papelcartão na localidade de Faxinal da Boa Vista, a 294 quilômetros de Curitiba, onde já são realizadas oficinas de artesanato e leitura, entre outras atividades.

O programa “Horta Legal” ensina os pequenos a plantar mudas que eles próprios trazem de casa ou solicitam aos moradores da comunidade. A ideia é ensinar os conceitos básicos de jardinagem, além do cuidado com o canteiro, criado dentro de pneus que as crianças pintaram.

Mas o projeto vai além: após o crescimento das plantas, com o cuidado constante dos jardineiros-mirins, as ervas de hortelã, camomila, erva-doce, entre outras, serão colhidas, secadas e embaladas para comercialização.

A expectativa é que, dentro de alguns meses, as crianças possam fechar o ciclo do projeto vendendo saquinhos para infusão de ervas na própria comunidade, uma inspiração para empreender a partir de recursos locais.

“Entendemos que despertar e amadurecer a capacidade empreendedora das crianças fortalece outros pontos positivos, como liderança, autonomia e capacidade de fazer parcerias”, explica a responsável pela Responsabilidade Social da Ibema, Clarice Battistelli.

O principal objetivo é ampliar horizontes e indicar alternativas de trabalho e renda. “São ensinamentos que enriquecem a vida deles e que podem ajudar a nortear o futuro profissional e produtivo dessas crianças.”

O projeto “Horta Legal” também está em linha com o investimento em sustentabilidade da Ibema, que vai desde a parte fabril até as relações com o público interno e externo, tendo sempre como valores o respeito ao meio ambiente e a sociedade.





ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES
ARQUIVO DE NOTÍCIAS
VOLTAR